bem não é minha praia postar esse tipo de coisa mas foi ideia do nosso outro colaborador
2 é igual a 1???
É o que iremos verificar:
Sejam a e b pertencentes ao reais, sendo a e b diferentes de zero. Suponhamos quea=b.
Então, se a=b, multiplicando os dois lados da igualdade por a temos:
a2=ab
Subtraindo b2 dos dois lados da igualdade temos:
a2-b2=ab-b2
Por fatoração sabemos, que a2-b2=(a+b)(a-b). Logo:
(a+b)(a-b)=ab-b2
Colocando b em evidência do lado direito,logo teremos:
(a+b)(a-b)=b(a-b)
Dividindo ambos os lados por (a-b) temos:
a+b=b
Como no início dissemos que a=b, então no lugar de a eu posso colocar b:
b+b=b
Por fim, temos 2b=b. Dividindo ambos os lados por b finalmente chegamos a conclusão:
2=1
Erro do 2=1
Nesta demonstração, chega uma etapa onde temos:
(a+b)(a-b)=b(a-b)
Segundo ela, a próxima etapa seria:
Dividimos ambos os lados por (a-b)
como a e b são iguais, estamos dividindo por zero..
Aí está o erro!!!
4 é maior que 5???
Vamos para a verificação:
Começamos com a seguinte inequação:
(1/81)>(1/243)
Ou melhor:
(1/3)4>(1/3)5
Aplicando o logaritmo decimal dos dois lados obtemos:
log10(1/3)4>log10(1/3)5
Aplicando a propriedade da potência dos logaritmos temos:
4 log10(1/3)>5 log10(1/3)
Dividindo ambos os lados por log10(1/3) chegamos a conclusão:
4>5
Erro do 4>5
Nesta demonstração, chega uma etapa onde temos:
4 log10(1/3)>5 log10(1/3)
Segundo ela, a próxima etapa seria:
Dividir ambos os lados por log10(1/3)
Aí está o erro!!!
Pois log10(1/3) é um número negativo, certo?
por fim, estamos dividindo os dois lados da inequação por um número NEGATIVO.
2+2 é igual a 5???
Vamos verificar:
Começaremos com a igualdade, que é verdadeira:
16-36 = 25-45
Somamos (81/4) nos dois lados, o que não altera a igualdade:
16-36+(81/4) = 25-45+(81/4)
Isso pode ser escrito da seguinte forma: (trinômio quadrado perfeito)
(4-(9/2))2 = (5-(9/2))2
Tirando a raiz quadrada em ambos os lados temos:
4-(9/2) = 5-(9/2)
Somando (9/2) nos dois lados da igualdade temos:
4 = 5
Como 4=2+2 chegamos a seguinte conclusão:
2+2=5
Erro do 2+2=5
Nessa demonstração, chega uma etapa onde temos:
(4-(9/2))2 = (5-(9/2))2
Segundo ela, a próxima etapa é:
Tirar a raiz quadrada de ambos os lados, obtendo:
4-(9/2) = 5-(9/2)
Aí está o erro!!!
Está errado pois a RAIZ QUADRADA de um número ELEVADO AO QUADRADO é igual ao MÓDULO desse número. Então o correto seria:
| 4-(9/2) | = | 5-(9/2) |
| -0,5 | = | 0,5 |
0,5 = 0,5
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